Africell PT

Número de funcionários

50+

Setor

Telecomunicações

O que faz a Africell

A Africell é uma operadora de comunicações móveis pan-Africana. Somos propriedade dos EUA, temos  sede no Reino Unido e atualmente servimos mais de 15 milhões de assinantes na África Subsaariana. O nosso objetivo é trazer concorrência e inovações importantes para os mercados em que operamos, desbloqueando o poder das comunicações móveis de forma a impulsionar a transformação digital a todas as camadas da sociedade. O nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes mais produtos de melhor qualidade e a preços mais baixos. A Africell oferece uma gama de serviços de internet, que incluem a conectividade 4G ultrarrápida e dinheiro móvel,  uma tecnologia de ponta com o potencial de transformar o panorama financeiro em África. Para além do nosso principal negócio em telecomunicações móveis, a Africell procura fomentar várias iniciativas sociais de grande impacto, colaborando com indivíduos e organizações no campo da Educação, da Saúde, do Desporto, do Entretenimento, dos Meios de Comunicação Social e do Trabalho Humanitário, oferecendo a nossa experiência e os nossos recursos para as boas causas.

O que nos Distingue

A Africell tem um espírito empreendedor. O nosso objetivo é operar de forma diferente. E onde quer que operemos, a prioridade é trazer concorrência genuína e inovação de ponta ao sector das telecomunicações com o intuito de beneficiar os consumidores. Atendemos milhões de clientes em vários países da África Subsaariana. A Africell prospera em ambientes onde o nosso foco em qualidade, confiabilidade e acessibilidade gera melhores escolhas, fornecendo a conectividade móvel necessária para que as famílias e as empresas progridam. Com uma empresa de telecomunicações móveis, estamos enraizados nas comunidades que atendemos. O nosso negócio é construído de raiz. É por isso que, apesar de sermos um operador pan-Africano, temos também um foco e um sabor local. Cada cliente Africell é valioso para nós e orgulhamo-nos em ouvi-los, entender as suas necessidades, e adaptar o que oferecemos da forma mais apropriada. Todos os nossos funcionários são também nossos clientes (ou potenciais clientes), e por isso conseguimos de um forma única que se empenhem em questões importantes, em tornar os nossos serviços melhores e mais impactantes. A Africell tem uma visão de longo prazo. Trabalhamos em estreita colaboração com os Governos, com outras empresas e com a sociedade civil. Queremos impulsionar uma transformação digital positiva. Acreditamos que trazer uma melhor conectividade móvel à África Subsaariana é um projeto em que todos têm a ganhar. A Africell dá as boas-vindas aos funcionários que partilham desta nossa aspiração para impactar, que estão preparados para abraçar novos desafios, que gostam de aprender com as pessoas e a tecnologia e que desejam que a sua carreira seja um catalisador de mudanças positivas.

A Nossa Cultura

A cultura da Africell é como a nossa marca: brilhante, vibrante e entusiasta. O nosso sector premeia o pensamento criativo, porque em África, bem como noutros lugares, as telecomunicações estão na vanguarda da inovação e da mudança. Os funcionários da  Africell são encorajados a agir e a criarem ideias para melhorarem a forma como fazemos negócios. Muitas das iniciativas da Africell que tiveram maior êxito (seja técnicas, comerciais, ou relacionadas com o impacto social) tiveram a sua origem nas grandes ideias dos nossos funcionários, e nós sentimos orgulho em ter uma cultura em que os funcionários  têm a oportunidade de serem criativos e de concretizarem o seu potencial. Como grande empresa do sector privado, em cada mercado em que atuamos, reconhecemos igualmente a responsabilidade de fazer negócios de forma profissional e transparente. A integridade é a génese da cultura da Africell™. Os funcionários da Africell tem que fazer o que está certo e não o que é conveniente. A nossa reputação é um dos nossos ativos mais importantes e a fonte que legitima as comunidades que servimos. Dos nossos funcionários esperamos  que se comportem sempre com excelência. E o resultado é uma equipa e uma empresa que nos orgulha a todos.

Proposta de Valor do Empregador

Ganhar novas competências

A Africell emprega mais de mil pessoas em diferentes funções e em diversos países. A nossa equipa tem experiência e profundos conhecimentos, que foram adquiridos ao longo de vinte anos a operar com êxito no negócio das telecomunicações em África. Os empregados da Africell são encorajados a trabalhar de forma árdua, são encorajados a serem criativos e a resolverem problemas, o que implica estarem capacitados e com as competências necessárias para enfrentarem desafios novos de forma segura e eficaz. Sempre que os funcionários necessitam de competências técnicas específicas para realizarem o seu trabalho, é-lhes fornecida uma formação técnica especializada (interna ou através de fontes externas credíveis). Os funcionários são encorajados a seguirem os seus próprios interesses académicos e vocacionais, e quando estes forem claramente benéficos para a sua função, terão todo o apoio para equilibrarem os seus compromissos de trabalho. A Africell tem uma cultura que premeia a partilha interna do conhecimento e os funcionários com elevado desempenho têm a oportunidade de trabalhar em vários mercados operacionais, ganhando assim uma visão mais ampla e partilhando as melhores práticas com colegas de todo o Grupo. Embora a Africell tenha o cuidado de recrutar pessoas que já possuem elevadas competências e experiência para as suas funções, reconhecemos que a aprendizagem contínua é uma pré-condição para o êxito no sector das telecomunicações, que está sempre em rápida evolução, e para que todos os funcionários – desde os engenheiros, passando pelos motoristas  e até os advogados – recebam todo o apoio de que precisam.

Recompensa

A Africell oferece remunerações e benefícios competitivos relativamente ao padrão no nosso sector, à natureza das funções a contratar e às geografias em que operamos.

Impacto

Como operadora de rede móvel em mercados emergentes, a Africell tem um legado positivo não apenas no nosso negócio principal das telecomunicações, mas também nas nossas interações com a comunidade em geral. Os funcionários da Africell podem assim criar impacto de várias maneiras. Em primeiro lugar, ao trabalhar na linha da frente com os clientes, os funcionários envolvem-se diariamente com as pessoas comuns, assegurando que as pessoas percecionam os benefícios das comunicações móveis como sendo acolhedoras e acessíveis e não confusas ou não-inclusivas. Em segundo lugar, são incentivados, a todos os níveis, a participarem em diversas iniciativas sociais que a Africell realiza nos nossos mercados de atuação: desde o patrocínio em escolas, ao financiamento no desporto, conservação do património e proteção de paisagens vulneráveis. Estas iniciativas têm foco local e são projetadas em colaboração com os parceiros locais interessados, e em conjunto faz toda a diferença para as comunidades que atendemos. Finalmente, como empresa líder em tecnologia na África Subsaariana, a Africell trabalha frequentemente de forma direta com  Governos, ONGs, e outras empresas que procuram objetivos sociais e humanitários mais amplos. A nossa rede e os nossos recursos fazem de nós o parceiro de eleição sempre sentem a necessidade de uma mobilização importante. Além disso, os funcionários têm a oportunidade de trabalhar em projetos impactantes, como, por exemplo, dar resposta a doenças ou desastres, ampliando assim o acesso à informação e à educação em alfabetização digital.

Assistência médica

Todos os funcionários da  Africell têm um Seguro de Saúde abrangente, com pormenores de políticas específicas, dependendo do país em que são contratados.

A nossa Liderança

Magase Mogale
Diretor Jurídico do Grupo

Magase Mogale é o Diretor Jurídico do Grupo Africell. Com a sua base na sede da Africell em Londres, Magase garante que a Africell opera em conformidade em todas as jurisdições, para além de gerir a complexidade legal de relevância intrínseca a um sector como as telecomunicações e numa região como a África subsaariana. Magase foi nomeado “Criador do Mercado Interno do Ano 2021” nos prestigiantes prémios da África IFLR, a referência mundial de excelência para o trabalho jurídico relacionado com África. Ao comentar o prémio, Magase explicou que “quer a entrar em novos mercados, quer a trabalhar para novos investimentos inovadores, ou mesmo a conduzir os seus negócios diários com os mais altos padrões de governança, a Africell dá oportunidades infinitas para que o trabalho jurídico seja desafiador e fascinante. Os esforços premiados de Magase e da sua equipa são uma inspiração para que jovens advogados brilhantes  considerem a Africell como algo emocionante numa mudança de carreira. Também inspira candidatos de outras áreas a sentirem-se confiantes com o facto de a Africell mostrar  liderança a todos os níveis da organização – desde o Direito à Engenharia, Finanças, Marketing e RH – e impulsionar a inovação no sector.

O nossa Gente

Victoria Ndirangu

Controlador de estação base, Sierra Leone

“As telecomunicações são um grande sector, que me dá a oportunidade de colocar em prática  a minha formação em Engenharia. O bom funcionamento da nossa rede móvel requer a operação cuidada em milhões de equipamentos individuais de alta tecnologia. A rede da  Africell é também o que permite que os nossos assinantes permaneçam conectados aos seus amigos e a entes queridos, o que torna o papel do Engenheiro na Africell desafiador e recompensador porque, se falharmos, o sistema falha, logo, os clientes perdem”.

Laetitia Ngeleka

Chefe de Vendas Corporativas, DRC

“A Africell desfruta de um bom relacionamento com muitos clientes diferentes, incluindo consumidores individuais e organizações inteiras. Como chefe de vendas corporativas na RDC, envolvo-me diretamente com empresas e organizações que precisam de serviços de telecomunicações de confiança, acessíveis e com uma qualidade em larga escala. Trabalhar com clientes corporativos e desenhar uma estratégia comercial para esse segmento específico de mercado exige um conjunto de capacidades único, e eu tive a oportunidade de crescer profissionalmente e construir uma equipa de excelentes profissionais de vendas.”

mUSA sISE

Diretor de Assuntos Corporativos, Gambia

“Sendo um interveniente corporativo de relevo nos países em que opera, as pessoas estão naturalmente interessadas em saber o que está a fazer a Africell e quais são os nossos planos. Relações Públicas, Comunicações e Marketing são funções extremamente importantes na empresa, porque permitem-nos expressar e transmitir mensagens importantes para os nossos públicos mais importantes, incluindo o público em geral, é claro, mas também Governos, investidores e meios de comunicação social. A Africell orgulha-se de fazer negócios de forma transparente, e comunicar bem é a chave para tal”.

Danielle Watling

Associado de Finanças e Estratégia, UK

“O sector em que atuamos tem potencial para geral impacto social positivo em larga escala, e é o que define a cultura da Africell. Queremos oferecer aos clientes a melhor gama de produtos de alta qualidade e a preços acessíveis. E queremos fazê-lo de forma a criar benefícios sociais e económicos a longo prazo para as comunidades onde trabalhamos. Ao trabalhar na equipa de estratégia, tenho um envolvimento ativo a moldar a nossa abordagem”.

Sua carreira na Africell

A Africell adota uma abordagem oportunista ao recrutamento, contratando tanto de acordo com nossas necessidades estratégicas de negócios quanto quando encontramos pessoas excepcionalmente talentosas que acreditamos serem um ativo de longo prazo para o negócio. O processo de contratação varia de função para função e de mercado operacional para mercado operacional, mas você receberá uma comunicação clara dos requisitos, próximos passos e resultados.

Processo de aplicação

Africell contrata pessoas em todas as fases da carreira, desde recém-formados a executivos seniores. A trajetória de cada funcionário da Africell é única, refletindo o papel específico de uma pessoa e as habilidades que ela traz. Africell tem um tempo médio de emprego relativamente alto. Os funcionários geralmente trabalham para a Africell há muito tempo, e muitos em cargos de liderança estão no negócio desde o lançamento em 2001, ajudando a transformar uma pequena start-up em uma marca internacional. Africell dá a pessoas ambiciosas a oportunidade de investir em um projeto de longo prazo com espaço para crescimento pessoal e profissional significativo. O longo mandato médio não significa que seja difícil para os recém-contratados terem sucesso na Africell, e nós prosperamos ao receber novas pessoas. Contratamos estrategicamente para funções-chave e permitimos que os candidatos bem-sucedidos causem impacto e impulsionem a mudança desde o primeiro dia. Africell também adota uma abordagem esclarecida ao movimento dentro do Grupo. Atualmente operamos em quatro países, mas somos uma equipe única, e facilitar as viagens de funcionários de alto desempenho entre os mercados operacionais é como construímos cultura, elevamos os padrões e aproximamos as operações. Se você ingressar na Africell, poderá conhecer diferentes partes do Grupo, ampliando seus horizontes e expandindo sua rede.